Uniao

Uniao

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dia de PortugaL!

Talvez o meu texto mais genuinamente parvo .....
Hoje é dia de Portugal, Camões e das Comunidades .
Começo por dizer que este texto é escrito sob o efeito de 16 horas de trabalho, 40mg de metilprednisolona na veia e uma hidroxizina acabada de deglutir.
Tudo junto acentua a minha parvoíce natural .
A primeira questão que me arromba o pensamento é a quem damos prenda ?
No dia da criança damos aos putos, no dia da mãe ou do pai oferecemos presentes aos respectivos progenitores . Ora bem no dia de Portugal onde vamos deixar a prenda ? Ou será Portugal que tem de nos oferecer algo ? Bem, esta segunda hipótese é completamente estúpida já que este País já nada nos oferece há muito .
Mas daqui a outros pensamentos vai uma curta distância .
Dia de Portugal , será que se justifica ? Porque não dia da província Portuguesa da Europa ? Consigo visualizar a Sôra Dona Angela radiante aos pulos com o dia de um dos seus estados, o nosso, porventura o mais massacrado e mesmo vilipendiado de todos da sua Europa . E o cherne a dizer "porreiro pá" ..... Mera visão dantesca, mas que me passa pela frente com enorme realismo ...
Dia das comunidades ainda percebo, cada vez são mais os emigrantes qualificados que Portugal se dá ao luxo de formar e não aproveitar .
Dia de Camões parece-me digno de efusiva comemoração . Mesmo! Camões é, porventura, o único profeta Tuga . Os lusíadas estão para Portugal como a Bíblia para os cristãos .
Começo por dizer que "em terra de cego quem tem olho é rei" .... Visionária metáfora, foi assim com Camões e continua a ser assim no BPN, no BPP, na sucata....E a avaliar pelos sucessivos resultados eleitorais resta-me concordar.
Quanto à obra de Camões é arrepiante o seu carácter de tarologia. Maya não fazia melhor nem com 7 baralhos ao mesmo tempo .
Então dissequemos ....
Velho do restelo ? Apenas um ligeiro desvio no gps, que na altura não existia, e é fantástico como chegamos do Restelo a Belém ..... Aí está uma alusão ao velho de Belém .... O Sôr Silva ..... Temeroso, receoso, que só mete engulhos ao próprio desenvolvimento nacional .
Cabo das tormentas ? Uma alusão real ao que milhares de Portugueses sofrem, alguém tem dúvidas ?
As ninfas ? Pode parecer estranho mas consegue-nos transportar para o Universo mágico da ministra das finanças .... Tudo o que fazemos ela consegue ser a nossa musa inspiradora . E vá homens, quantos de vocês já não ficaram bem duros à conta dela .
Ilha dos amores ? Reino do surreal, do imaginário .... Uma alusão ao mundial de futebol, onde todos continuamos a ficar agarrados sabendo que não passa de ilusão . Parece me mesmo que o mais real do mundial é a barba do Meireles . Quer dizer .... e os arames do joelho do Ronaldo .... O mundial veio substituir uma ilusão clássica que tínhamos antigamente, que era o festival eurovisão da canção .... Os resultados são semelhantes.
"As armas e os Barões assinalados, Que da Ocidental praia Lusitana, Por mares nunca de antes navegados, Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados, Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram, Novo Reino, que tanto sublimaram" Quem não consegue ver neste texto a ascensão de Barroso ? Brutal, tão claro não é ?
" E aqueles que por obras valerosas, Se vão da lei da Morte libertando, Cantando espalharei por toda parte, Se a tanto me ajudar o engenho e arte" ..... quem é ? Vitor Gaspar, o homem que saiu do governo escrevendo que falhou todas as suas previsões e que logo a seguir foi nomeado para alto cargo no FMI . Esta promoção era igual a eu ir para presidente da organização mundial de saúde - OMS- após matar 3 doentes em 2 horas .
Será que ainda restam dúvidas de que Camões foi um verdadeiro profeta ?
"Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta".... Estupendo como Camões previu a ascensão de Costa no PS .
Isto é viciante ......
"Em luzentes assentos, marchetados! De ouro e de perlas, mais abaixo estavam, Os outros Deuses, todos assentados, Como a Razão e a Ordem concertavam", pela primeira vez os lusíadas se referem à importância do tribunal constitucional .
Bem a hidroxizina está a bater e eu tenho que dormir, espero sonhar .
O meu sonho? Simples ....
Voltar a ter 35 horas de trabalho.
Voltar a ter uma carreira com progressões e promoções.
Ser valorizado pelo papel social e essencial que desempenho
E ter um País bem governado e soberano .... E com tribunal constitucional .
Já agora se não fosse pedir muito meter Portas, Passos e Aníbal num contentor enterra-lo em qualquer lado, até pode ser no Algarve, e pedir à polícia inglesa para procurar dentro de meia dúzia de anos.
Rui Santos, Tercena , 10 Junho 2014 .
Viva Portugal ......
Texto escrito pelo Enfº Rui Carlos Bastos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário