Uniao

Uniao

sábado, 29 de novembro de 2014

Imaginem...

MOTIVAÇÃO - (do Latim moveres, mover) refere-se em psicologia e noutras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento.
Parece-me a palavra-chave neste momento para levar a bom porto a nossa profissão e criar união nesta classe. Quanto maior a motivação, melhor a direção em relação a um determinado objectivo!
Seguindo a lógica da motivação e do objetivo, penso que é objetivo geral na profissão ter mais e melhores condições de trabalho (que podem passar por várias variáveis… pensarei apenas numa delas, a localização geográfica do nosso trabalho)
Agora… vamos viajar para um universo do suponhemos que…
Suponhemos que é feito um levantamento nacional, junto dos enfermeiros a exercer funções no sistema nacional de saúde (algo muito básico, como por exemplo, em que concelho do país gostaria de trabalhar, e se num centro de saúde ou num hospital).
Suponhemos que se demora um ano a fazer este levantamento (1ª etapa)…
Suponhemos que se criam condições através do ministério da saúde para, no espaço de um ano a dois, colocar os enfermeiros inquiridos nos seus locais preferenciais (2ª etapa)…

Suponhemos, que ao mesmo tempo que se iam reorganizando os enfermeiros para os espaços preferenciais, as suas saídas eram colmatadas com entradas de recém- licenciados… (3ª etapa em simultâneo com a 2ª)
Suponhemos que este processo era realizado de 8 em 8 anos cíclicos (inquirir e reorganizar)…
Será que não se encontravam todos mais motivados, dispostos a trabalhar mais, e com gosto, no seu local de trabalho predileto, diminuindo o descontentamento, a revolta, e aumentando exponencialmente a produtividade, bem como a eficiência global do SNS ?
É só um universo do suponhemos que… mas aceitam-se críticas


Sem comentários:

Enviar um comentário